Quanto mais tempo as crianças passam em espaços fechados, mais distante ficam da natureza e de seus processos e fenômenos. Brincar em contato com a areia, água, árvores e insetos, têm inúmeros benefícios para o desenvolvimento infantil. Os espaços livres, próximos aos elementos naturais, oferecem uma infinidade de brincadeiras aonde a imaginação das crianças é o limite. Neste contexto trabalhou-se a interdisciplinaridade associando a aprendizagem da língua inglesa ao projeto.
Apresentamos os materiais às crianças. O planejamento é aberto, pois na interação com as crianças é que organizamos e criamos a verdadeira arte com os elementos da natureza. O ambiente livre (fora da sala de aula) oferece desafios e provocações, promovendo brincadeiras autônomas, envolvendo todos os Campos de Experiências: O Eu, o Outro, e o Nós; Traços, sons, cores e Formas; Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação; Corpo Gestos e Movimentos; Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações.
Com as crianças elaboramos um planejamento, assim deixamos o processo acontecer: OBSERVAR, MANIPULAR, EXPLORAR, CONHECER, SENTIR, COMPARAR, CRIAR!
Este processo, transita nas duas línguas de forma holística e integrada, a partir de uma situação da vida real. Deste modo, os pequenos desenvolvem um bilinguismo natural.
As crianças fazem todo o processo, desde o cultivo da sementinha até o transpor da flor amarela (yellow flower) para o jardim da escola, juntamente com a professora da sala de aula e a professora de inglês.
Professora Márcia e Teacher Sandra
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