O brincar é a essência da infância e sua ação permite que o trabalho pedagógico possibilite a produção do conhecimento, como também a estimulação da afetividade na criança.
A função educativa da brincadeira oportuniza a aprendizagem do indivíduo, seu saber, seu conhecimento e sua compreensão do mundo. Portanto, os campos de experiências apresentados por meio de atividades lúdicas tornam-se envolventes e favorecem a construção de significados próprios do mundo da criança.
A brincadeira é a atividade mais típica da vida humana, por proporcionar alegria, liberdade e contentamento. É o ato que a criança desempenha ao concretizar as regras do jogo e ao mergulhar na ação lúdica. Pode-se dizer que é o lúdico em ação.
Segundo Vigotsky (1994), é brincando que a criança vai desenvolvendo aptidões para a vida adulta através da absorção de regras e valores e atitudes sociais. Tais valores são: a proatividade, senso de responsabilidade e justiça, respeito, cooperação, etc. Ela aprende, de forma inconsciente, como lidar com as regras e limitações impostas pela sociedade.
O brincar prepara a criança para a vida e suas experiências a levam a ser um indivíduo que obtenha sucesso em suas atividades.
Assim, o lúdico representa uma ferramenta a mais na educação pedagógica infantil e que tem acréscimo e respostas muito mais efetivas do que alguns métodos tradicionais.
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