O brócolis é um dos ícones da alimentação saudável. É difícil encontrar um vegetal que reúna tantos compostos protetores. O alimento está entre os campeões de betacaroteno, pigmento que tem fama de afastar doenças cardiovasculares e de combater a oxidação do colesterol.
Fibroso e saboroso, o topo de brócolis pode conter mais nutrientes do que o caule. Além disso, as florzinhas fornecem glucosinolatos duas a três vezes mais saudáveis e cerca de duas vezes mais polifenóis do que as hastes. Assim, jogar o talo significa se livrar de cerca de metade da cabeça total de brócolis. Então, você pode muito bem picá-lo e adicioná-lo a qualquer prato.
É possível comer brócolis cru?
O brócolis cozido retém apenas 40% do conteúdo fenólico do vegetal cru. Por isso, para potencializar os benefícios, tente adicionar floretes de brócolis cru às saladas, ou cozinhá-las levemente e regar com azeite. Além disso, a vitamina C e glucosinolatos em brócolis são solúveis em água, tornando-os mais suscetíveis à perda durante o processo de cozimento. Portanto, para manter seu conteúdo de vitamina C, mantenha o brócolis refrigerado.
Fonte:https://cuidai.com.br/brocolis/
Commenti