“Enquanto brinca, o aluno amplia sua capacidade corporal, sua consciência do outro, a percepção de si mesmo como um ser social, a percepção do espaço que o cerca e de como pode explorá-lo” (SMOLE; DINIZ; CÂNDIDO, 2000, p. 13).
Dentro deste paradigma salientamos a importância da brincadeira no processo de aprendizagem das crianças pequenas, pois o ato de brincar proporciona a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade. As propostas lúdicas também trabalham fatores cognitivos e socioemocionais.
Ao brincar, as crianças exploram o ambiente, perguntam e refletem sobre as formas culturais nas quais vivem e sobre a realidade circundante, desenvolvendo-se bem as habilidades sociais e psicológicas.
Assim, a Escola de Educação Infantil Maria das Dores desenvolve a execução de práticas pedagógicas que permitem a formação integral, não se restringindo somente à transmissão do conteúdo.
Nossos professores, nesses momentos de interação, identificam por exemplo: como as crianças expressam seus sentimentos, lidam com as frustrações e resolvem conflitos.
As atividades lúdicas como recursos da prática educativa estão presentes no cotidiano das salas de aula da nossa escola, visando não só o desenvolvimento emocional dos alunos como também a compreensão por parte dos educadores sobre os limites e as possibilidades de trabalhar as questões afetivas no contexto escolar.
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