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Serviço Nutricional
Na alimentação não são oferecidas preparações contendo sal, açúcar e gordura em excesso. Deve ser rica em micronutrientes, em quantidade adequada a necessidade da criança.
Não são oferecidas as crianças refrigerantes, sucos industrializados, doces em geral, balas, chocolate, sorvetes, biscoitos recheados, salgadinhos, embutidos (salsicha, linguiça, mortadela e presunto), frituras, café, chá mate, chá preto ou mel. Estes alimentos possuem excessos de gordura, açúcar, conservantes ou corantes e podem comprometer o crescimento e desenvolvimento, promover a carências de vitaminas e minerais, além de aumentarem o risco de doenças como alergias e obesidade.
Ao elaborar o esquema alimentar são considerados diferentes aspectos, tais como:
• Composição nutritiva: representada pelos três grupos de alimentos, com equilíbrio entre os nutrientes;
• Especificidade: ser nutricionalmente adequado para cada faixa etária atendida;
• Variedade de alimentos: para evitar monotonia alimentar;
• Apresentação: de forma que os alimentos despertem todos os sentidos, além do paladar, considerando as próprias características sensoriais (aparência, cor, odor, consistência ou textura);
• Padrão higiênico-sanitário adequado: desde a procedência dos alimentos (matéria-prima) até seu preparo no ambiente.
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Educação Nutricional
Todos tem consciência da importância de uma alimentação saudável e sua contribuição para a saúde e uma vida de qualidade.
Sem uma alimentação balanceada os riscos de doenças cardíacas, diabetes, deficiências imunológicas entre outros problemas, são maiores. Pensando em promover hábitos de alimentação saudável, a Escola de Educação Infantil Maria das Dores, oferece na grade curricular o Projeto Educação Alimentar/ Orientação Nutricional, ministrada pela Nutricionista Diana Mori.
O Projeto tem como um dos objetivos, incentivar o hábito nas crianças de consumir alimentos como frutas, legumes e verduras, com mais frequência, através de oficinas ensinando - os diferentes tipos de práticas alimentares e culinárias saudáveis, atividades gráficas ou mesmo confecções de murais apresentando informações a respeito dos alimentos.
Outra proposta do projeto é provocar curiosidade e inquietação sobre os diversos tipos de cultura alimentar. Salientando que a má qualidade na alimentação pode resultar em danos importantes para a vida dos indivíduos.
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A Permacultura na Escola Sustentável
Permacultura na Escola é uma prática que acontece através da Arte Educação Ambiental e da Permacultura, criado com o objetivo de organizar e envolver a comunidade escolar como um todo, em um processo de construção do conhecimento para a sustentabilidade escolar.
Através da Arte Educação Ambiental e da Permacultura, a noção de Escola Sustentável é de uma escola que se faz a partir de uma intenção pedagógica no sentido de fomentar a promoção da cultura da vida e da sustentabilidade no espaço escolar.